Mudança

Apesar de ser neófita no Nar-Anon e mesmo não tendo muito tempo de frequência e participação ativa nas reuniões, escutando e partilhando experiência, força e esperança, percebi após o conhecimento dos Doze Passos que não poderia mais viver sem o programa em minha vida.

Abracei os Passos Um, Dois e Três como uma tábua de salvação, lendo e relendo várias vezes ao dia. Fazia a Oração da Serenidade com um desespero de entrega e um grito de angústia, que nem eu mesma conhecia.

E o milagre da transformação interior começou a se revelar. Uma paz começou a surgir, um alívio mental apontava que eu estava livre do peso da culpa ante minha incapacidade de livrar meu filho de sua adicção. Eu já não era a mesma pessoa.

Já não pensava da mesma forma, já não sofria por sua escolha, já não sentia remorso pelas minhas duras decisões em relação a ele. Minha vida começava a mudar; já não me sentia uma vítima, uma “pobre coitada” traída pelo destino, sem direito a ser feliz.

Voltei a sentir amor por meu filho independente de sua opção pelo uso das drogas. Aprendi a respeitar seu livre direito de escolha e decidi deixar-lhe a responsabilidade pelas consequências advindas dessa escolha. Voltei a sorrir. A mudança foi evidente.

Todos percebiam e não acreditavam. Não aceitei mais ser tratada como “coitada”. Percebi que meu Poder Superior nunca me abandonou e que estava me possibilitando uma transformação moral e espiritual através da dor, mas por opção unicamente minha. Hoje partilho com meus amigos da sala de   Nar-Anon, que agradeço a Deus a oportunidade de lidar com a adicção de meu filho, pois me transformou em uma pessoa melhor, mais humana, mais sensível, mais humilde. Percebo que foi a maior riqueza que adquiri para mim mesma, pois o progresso, a recuperação, a vitória são individuais.

Cada vez que estudo o Passo Quatro encontro novo defeito de caráter, logo eu que sempre me achei tão perfeita. É longa a caminhada, mas já comecei a dar o primeiro passo.

Muitas recaídas me aguardam, mas confiando em meu Poder Superior, praticando o Programa e usando as ferramentas disponíveis, acredito que os problemas serão muito mais leves. Só por hoje funciona.