Rio de Janeiro, 17 de março de 2020.
COMUNICADO
Reuniões a Distância
enquanto permanecer as restrições da COVID-19 , várias reuniões à distância estão sendo realizadas conforme relação das reuniões à distância <== Clique aqui
O Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil tem sido consultado sobre como os
Grupos devem comportar-se diante do COVID-19 (coronavírus).
Membros estão preocupados sobre questões de saúde e segurança e buscam informações sobre como lidar com o problema.
Informar sobre questões de saúde está fora do propósito que o Nar-Anon pode oferecer, no entanto para obter informações mais adequadas, recomendamos que os interessados estejam atentos e sigam as orientações que as autoridades divulgam à todo instante nos meios de comunicação ou entrem em contato com as autoridades de saúde nos níveis nacional, estadual ou municipal.
Nossa irmandade é a depositária de experiências compartilhadas de Grupos, e funciona como centro de recursos para membros que desejam compartilhar essas experiências buscando a própria recuperação. Assim lembramos que a “Consciência de Grupo” é soberana e deve orientar através de votação a escolha de como o Grupo deverá a agir.
Compartilhando Experiências
Seguem algumas experiências que podemos compartilhar sobre como alguns Grupos começaram a lidar com o problema. Nossa experiência acumulada nos diz que discutir esse tipo de problema antes que ele se torne realidade, ajuda o Grupo a se preparar para lidar com a situação de maneira racional e útil, e possibilita que mantenha seu foco no bem-estar comum, e no propósito primordial de levar a mensagem.
Alguns Grupos consideraram a possibilidade de fazer algumas alterações nos procedimentos normais de suas reuniões, que incluem o seguinte:
- evitar apertar e segurar as mãos;
- não cumprimentar com abraços e beijos;
- garantir que as mesas e cadeiras estejam desinfetadas;
- suspender, temporariamente, a cortesia de alimentos nas reuniões.
Independentemente das resoluções tomadas pelo Grupo, cada membro é responsável por suas próprias decisões em relação à sua saúde.
Acolhimento
Alguns Grupos consideram planos alternativos para reuniões de recuperação, caso não consigam reunir-se presencialmente, enquanto perdurar a pandemia. Os planos incluem as seguintes possibilidades:
- fazer uma lista de contatos e manter contato por telefone ou e-mail;
- acessar naranon.org.br/fale-conosco
Online
Para participar de reuniões online informar que o membro deverá entrar em contato com o Escritório Nacional (ENSNAR), através do celular (21) 99502-3239, ou pelo e- mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., para ser cadastrado e receber as instruções necessárias sobre o formato de reunião.
Tradição Sete
“Precisamos lembrar que somos responsáveis pela manutenção do aluguel de nossas salas assim como da autonomia financeira de nossa irmandade”.
Os Grupos em atendimento à orientação da Tradição Sete, nas reuniões presenciais
passam a sacola da Tradição Sete, enviam suas contribuições financeiras à estrutura de serviços para manutenção da Irmandade. Na impossibilidade de poder participar de uma reunião presencial a contribuição poderá ser feita através de depósito bancário na conta do Banco Itaú - Agência 0301 – Conta Corrente nº 28982-3 - CNPJ
31609704/0001-90 , ou no site www.naranon.org.br com cartão de crédito e ou débito.
Eventos
Os eventos devem ser adiados até que as autoridades brasileiras divulguem notícias sobre o retorno da normalidade no território nacional.
Manteremos todos informados através de nossos meios de comunicação, e-mail, site oficial do Nar-Anon e o Boletim Informativo.
Atenciosamente,
Tania
Presidente da Junta de Curadores