Da mesma forma que a liberdade para o membro vem dos Doze Passos e a liberdade para o Grupo vem das Doze Tradições, a liberdade para a estrutura de serviços floresce dos Doze Conceitos.

Conceito Um - Para atender ao propósito primordial da nossa irmandade, os Grupos Nar-Anon se reuniram para criar uma estrutura que desenvolve, coordena e mantém serviços em nome do Nar-Anon como um todo.

Conceito Dois - A responsabilidade final e a autoridade pelos serviços Nar-Anon cabem aos Grupos Nar-Anon.

Conceito Três - Os Grupos Nar-Anon delegam à estrutura de serviços a autoridade necessária para atender às responsabilidades a ela designadas.

Conceito Quatro - A liderança eficaz é altamente valorizada no Nar-Anon. As qualidades de liderança devem ser cuidadosamente consideradas quando da seleção de servidores de confiança.

Conceito Cinco - Para cada responsabilidade atribuída à estrutura de serviço, deve ser claramente definido um único ponto de decisão, acompanhamento e prestação de contas.

Conceito Seis - A consciência de grupo é o meio espiritual através do qual nós convidamos um Poder Superior amoroso a influenciar nossas decisões.

Conceito Sete - Todos os membros de uma junta de serviço assumem inteira responsabilidade pelas decisões daquela junta e devem poder participar integralmente dos seus processos de tomada de decisão.

Conceito Oito - Comunicação contínua e nos dois sentidos é essencial para atender a todos esses Conceitos, bem como a integridade e eficácia dos nossos serviços.

Conceito Nove - Todos os membros da nossa estrutura de serviço têm a responsabilidade de considerar cuidadosamente todos os pontos de vista nos seus processos de tomada de decisão.

Conceito Dez - Qualquer membro de uma junta de serviço pode apelar ou fazer petições a essa junta para retificar um agravo pessoal, sem receio de represália.

Conceito Onze - Os fundos do Nar-Anon são usados para atender ao nosso propósito primordial de levar a mensagem e devem ser administrados com responsabilidade.

Conceito Doze - De forma a atender à natureza espiritual do Nar-Anon, nossa estrutura deve ser sempre de serviço, nunca de governo.